Também conhecido como Equinócio de Outono ou Segundo Festival das Colheitas, o Mabon é uma celebração que tem as suas raízes no paganismo europeu. Celebra-se perto do dia 21 de Setembro no hemisfério Norte e perto do dia 21 de Março no hemisfério Sul, podendo haver variações até três dias, conforme o ano.
O Mabon é sabbat intermédio entre o Primeiro Festival das Colheitas (Lughnasadh, a 1 de Agosto) e o Ano novo pagão (Samhain, a 31 de Outubro), em que se festeja a abundância da Mãe Terra. É também a fase de ancião do Deus Sol que se prepara para morrer... é o seu recolhimento em forma de semente no ventre da Mãe e a promessa do seu retorno. Este é um momento para sentir a gratidão por todas as dádivas recebidas, é um momento de partilha e comunhão entre todos.
Outro aspecto muito forte de Mabon é a preparação para o Inverno. Os campos precisam de ser limpos depois das colheitas, as ferramentas precisam de ser consertadas e arrumadas para passar a estação, as sementes para o ano seguinte precisam de ser guardadas a salvo... e tal como no mundo de fora, também no nosso mundo de dentro é necessário cuidar de todas estas coisas. É uma altura para introspecção e reflexão, para nos desfazermos do que está gasto e velho, de limparmos a nossa vida e de prepararmos as sementes do que queremos colher na próxima época.
Existem muitas atividades tradicionais e pequenos gestos cheios de significado que podem praticados por esta ocasião. Aqui ficam algumas sugestões...
1º - Faça uma vassoura mágica com plantas sagradas da época colhidas durante um passeio pelo campo (ver correspondências abaixo). Estas vassouras são tradicionalmente usadas para limpar o espaço antes do ritual de Mabon, bem como as nossas casas em preparação para o Inverno.
2º - Faça uma cornucópia com ramos de ervas aromáticas (ver correspondências abaixo). Use-a para servir frutas da época, doces ou pães.
3º - Faça almofadas dos sonhos com folhas secas. Use as folhas e galhos também para fazer belos arranjos, centros de mesa ou coroas festivas.
4º - Aproveite a abundância da época para rechear a sua despensa com especialidades feitas em casa: doce de abóbora, marmelada, doce de amora, licores vários, azeites e vinagres aromatizados.
5º - Ao fim dos dias que vão diminuindo, sirva reconfortantes bebidas da época. Reúna toda a família e amigos em torno de uma mesa farta e passe o Cálice (símbolo do útero da Deusa) por todos os presentes, para que cada um possa partilhar dele e agradecer as bênçãos recebidas.
Correspondências:
Nomes Alternativos: Equinócio de Outono, Encontro do Inverno, Colheita do Vinho, Cornucópia, Segunda Colheita
Árvores: carvalhos, acácia, vinha, salgueiro
Cores: castanho, verde, amarelo, laranja, vermelho (todas as cores outonais)
Divindades: Diónisos/Baco, Perséfone, Démeter, Mabon/Modron
Ervas: flor de acácia, benjoim, olíbano, madressilva, malmequer, mirra, folhas e cascas de carvalho, alecrim, calêndula, salva, folhas e cascas de noz, visco, açafrão, camomila, maçã seca ou sementes de maçã.
Pedras: cornalina, safira amarela, ágata amarela, âmbar, peridoto, citrino, topázio amarelo, olho-de-tigre, jaspes, aventurina.
Comidas e bebidas típicas: abóboras, maçãs, nozes, castanhas, amoras pretas, todos os tipos de grãos, todos os tipos de raízes, batatas, pães, bolos e outros pratos feitos com os frutos da estação, sidra com canela, cerveja e vinho.
fonte : http://castelodeasgard.blogspot.com.br/2009/09/mabon.html